domingo, 16 de fevereiro de 2014

Erros de português mais comuns

Olá a todos! Demorámos a continuar com as nossas dicas, mas a explicação é que tivemos muitas inscrições para críticas.

Vamos deixar aqui alguns erros de português mais comuns nas histórias/fanfics.

Mal e Mau
Mal é uma pessoa que não está bem, é o antónimo de "bem". Já mau é uma pessoa que não é boa, uma pessoa malvada.
É muito comum ver este erro mas cada vez mais é necessário mudar isso.

Mim e Eu
É muito comum as pessoas trocarem o "mim" pelo "eu". Este é um erro grave. O mim não pratica ação pois não é um sujeito.
Exemplo incorreto:
"Não tem nada que mim possa fazer."
O correto seria:
"Não há nada que eu possa fazer."

e Atrás
As duas palavras significam a mesma coisa, no entanto, é comum ler frases que comecem assim:
" alguns anos atrás..."
O correto seria:
" alguns anos...".

e À
Já falámos deste erro num outro post: Há e à mas nunca é demais avisar outra vez.
"" é uma palavra que significa existir/estar algo. "À" significa ir a algum lado.

Mas e Mais
A palavra mais significa quantidade, a palavra mas é um sinónimo de porém.

"am" e "ão"
Muitas pessoas trocam o "am" pelo "ão" na hora de escrever os verbos.
O "am" é usado no pretérito, enquanto o "ão" é utilizado para representar o futuro.

Espero ter ajudado.
Até a um próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem-Vindo ao CDF!
Seja bem educado ao fazer o seu comentário.
Recebemos selos se estiverem ligados a blogs e não a fanfics.
É possível fazer afiliação com blogs de críticas.