quinta-feira, 11 de julho de 2013

Jemi Fanfinc's de Na Maria

Olá Pessoal!
Aqui está mais uma critica feita por mim, Diana (DSP), desta vez é sobre a segunda fanfic da Na Maria.
Espero que concorde com a critica, se quiser comentar esteja à vontade.

Status do blog:
Nome: Jemi Fanfinc's
Dona do blog: Na Maria.
Fanfic a ser critica: A segunda que está no blog (sem título).

A critica foi feita até ao capitulo 19.

Sobre a fanfic:

 Pela primeira vez vejo uma fanfic que não tem título. Foi propositadamente ou decidiu que seria apenas fics Jemi por isso não necessitaria de título? Como distingue as suas fanfics, os seus leitores não vão fazer confusão mas caso eles queiram divulgar a sua fic para alguém por ser uma das melhores para eles, é provável que eles estejam sempre dizendo: "Não é a primeira fic, é a segunda!". E se fizer outra e outra e outra vai ser bem pior para distinguir. E se for daquelas escritoras, como por exemplo eu, que não consegue encontrar um bom titulo para as fanfics aconselho a fazer o que eu faço: Escreva primeiro a fanfic até ao final e depois pense no titulo com calma, assim não há problemas quanto a uma mudança de planos que pode ocorrer na fic e o titulo já não estiver próprio para a mesma ou algo parecido.

Visual:

 O blog não tem cabeçalho, é muito simples, mas na minha opinião (Diana (DSP)) isso não tem qualquer problema. Seria pior se tivesse problemas em ler a fic graças às cores serem fortes e não puder ver a mesma.

Personagens:

 Eu fiquei a pensar sobre esta frase que escreveu na apresentação da Demetria: "Eu não sou popular, tenho meu grupo de amigos mas costumo conversar com todo mundo!". Ela diz que não é popular mas que fala com todos. É um pouco contraditório porque se ela não é popular não devia falar com todos.
 Na apresentação da Miley, vi um erro: "Não sou nenhum pouco estudiosa". Poderia modificar para: "Não sou nada estudiosa", por exemplo.

Capítulos:

 Inicia o capitulo 1 sem dizer que quem estava a narrar era a Demi. Eu só percebi na altura em que a Demi sai da sala.
 É a primeira escritora que conheço a colocar o nome dos personagens depois das falas. Gostei porque é algo novo que eu vi.
 No capitulo 2 escreve isto: "Minha mãe ignorou meu apelo para ficar sozinha e entrou no meu quarto e sentou na minha frente.". Se a mãe da Demi estivesse zangada poderia repetir os "e" para dar a entender que foi depressa mas ela não estava pois a fala dela deu a entender que ela quis falar calmamente com a filha. Tenha cuidado com isso!
 Tão depressa escreve como se fosse a Demi a narrar como rapidamente é a própria narradora. No mesmo capitulo (2) escreve isso: "Joe não teve tempo de responder, pois o sinal havia tocado e várias pessoas estavam entrando na sala de aula, e mesmo se ele tivesse todo o tempo do mundo, não saberia como responder aquilo, ele não tinha argumentos contra ela." Escreva alguma coisa antes para os leitores entenderem. Foi uma trapalhada.
 Não apresentou o Chad na fic. É uma personagem fictícia? Se for faça uma descrição física dele, apenas o descreveu psicologicamente.
 Gosto da sua persistência mesmo com poucos comentários. Se gosta de escrever, não deixe de fazer isso!
 Também gosto do enredo da sua fic. Prende o leitor.
 Os capítulos têm uns erros mas não são graves. Tente não escrever sempre em linguagem informal. Como a fic tem mais frases que narração torna-se difícil entender se isso é apenas linguagem informal ou se são erros.

Dicas:

1- Avise o leitor quem é que está a narrar para não atrapalhar;
2- Tenha cuidado com os erros e os acentos;
3- Tente não escrever sempre em linguagem informal. Como a fic tem mais frases que narração torna-se difícil entender se isso é apenas linguagem informal ou se são erros;
4- Apresente sempre os personagens fictícios fisicamente.

Nota:

 Devido a alguns erros mas também ao enredo estar muito bom a minha nota vai ser:

 Nota 6,5.

 A sua fanfic foi aprovada pela critica Diana (DSP) e vai ter que postar a critica e o selo no seu blog.

Selo:




 Aqui está. Parabéns pela fic.

 Blog da Na Maria = Jemi Fanfinc's

 Bjs e até à próxima critica :)

2 comentários:

  1. MUITO obrigada pela crítica!!! vou tentar fazer tudo que você sugeriu!

    ResponderEliminar
  2. Você pode criticar a minha? http://fanficlovesong.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Bem-Vindo ao CDF!
Seja bem educado ao fazer o seu comentário.
Recebemos selos se estiverem ligados a blogs e não a fanfics.
É possível fazer afiliação com blogs de críticas.